Provavelmente você já entrou em alguma dívida, da qual se esforçou, mas não conseguiu pagar e hoje, passa por uma série de cobranças e preocupações, além de estar com o nome sujo.
Além de ficar sem crédito na praça e com o score baixo por conta da dívida bancária, você pode ser presa em caso de não pagamento?
Nesse tipo de dívida os bancos não costumam fazer cobranças judiciais, então, ser preso por esse motivo é algo muito difícil. No Código Penal também não há uma brecha para que essa dívida gere esse tipo de punição.
São poucas as dívidas que podem acarretar na prisão do devedor. A principal delas é a falta de pagamento da pensão alimentícia. Além dela, quando o devedor está envolvido em uma ação criminosa, pode, sim, implicar sua prisão, mas essa não é a realidade da maioria dos endividados.
O que ocorre, é que ocorre um acréscimo de juros a cada mês não pago, como forma de multa. Além de enfrentar dificuldades para fazer empréstimos, créditos, financiamentos, etc.
Apesar de não ser preso, quem deve a fatura do cartão de crédito acaba enfrentando algumas dificuldades no meio financeiro, como a impossibilidade de conseguir empréstimos e créditos e, até mesmo, financiamentos.
Automaticamente quando pensamos em dívidas, nos vem cartão de crédito em nossa mente. Pessoas endividadas por causa do cartão de crédito é o que mais existe no Brasil atualmente, isso porque tem sido uma saída para a falta de poder de compra que está afetando a população, mas que acaba sendo um tiro no pé, pois a fatura precisa ser paga depois e nem sempre sobra dinheiro.
Além dos juros cobrados pelo atraso, uma das maiores consequências do não pagamento é a negativação nos órgãos de crédito, como citamos acima. Porém, a prisão não está entre essas consequências, fique tranquilo.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato conosco:
https://www.instagram.com/almanaraecamposadvogados/